quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conheça o "Trash the dress"

Se você  acha que a ideia de estragar o seu vestido de noiva parece sulreal para você ! Saiba que essa é uma tendência que está começando a se difundir pelo Brasil. O "Trash the Dress" é uma proposta de ensaio fotográfico de casamento em que não existe preocupação com o vestido. A noiva pode rolar na areia, entrar na água, deitar no chão, enfim, ficar bem à vontade para a sessão de fotos, que acontece dias depois da cerimônia ou da lua-de-mel.
 
 
 
Evandro Rocha Karina Castilho faz ensaio Karina Castilho faz ensaio "Trash the Dress" em cachoeira; a noiva não deve se preocupar com o vestido
Pela tradução literal, "Trash the Dress", de origem norte-americana, seria "jogar o vestido no lixo", porém a versão da proposta adotada no Brasil não costuma ser radical ao ponto de não sobrar nada do modelito. "Somos mais flexíveis; a noiva não destrói o vestido, apenas não tem medo de sujar e molhar", explica o fotógrafo Jared Windmüller, um dos primeiros a trabalhar com a tendência no Brasil. "Quer sujeira pior do que aquela da barra do vestido depois de arrastá-lo pelo salão?", brinca o profissional de Florianópolis (SC).

Como é realizado
O "Trash the Dress" exige uma certa ousadia tanto da noiva quanto do noivo, que também participa das fotos com a roupa usada no casamento, por isso quem topa fazer o ensaio precisa estar disposto a se soltar. “O resultado depende muito do casal, da empolgação”, explica Jared Windmüller. "O fotógrafo tem que interagir com o casal desde o começo, deixá-lo bem à vontade", complementa.
"É preciso driblar a tensão, a insegurança e a timidez do casal, transformando a sessão fotográfica numa grande diversão", afirma Anderson Miranda, que realizou o primeiro ensaio "Trash the Dress" no Brasil em agosto de 2008, depois de estudar o conceito nos Estados Unidos.
Anderson Miranda Casais durante ensaios "Trash the Dress" realizados na Espanha e em Santa Catarina
O local escolhido para o ensaio deve permitir, de preferência, ambientes variados e inusitados. Uma praia com mata, por exemplo, ou uma fábrica abandonada com um lago por perto. O elemento água é importante, pois, em geral, o "Trash the Dress" termina com o vestido molhado.
Na opinião de Evandro Rocha, as fotos devem ter uma atmosfera obscura, por isso é importante utilizar iluminação e filtros adequados, bem como escolher um cenário exótico e fora do convencional. "Não é legal fazer num lugar bonitinho. Um bosque com flores coloridas e cerquinha de fazenda não serve. O melhor é no mato, com árvores caídas, folhas secas", explica o fotógrafo.
Quem prefere um ensaio mais delicado ou não quer molhar o vestido pode aderir a uma versão "mais light": o "The Day After". Segundo o fotógrafo El Grego, que mora há cinco anos no Brasil, esse estilo é muito comum na Europa. "No 'Trash the Dress' americano, a noiva destrói o vestido, mas com glamour, num ambiente dramático e com água. Já no 'The Day After', o casal é fotografado depois do casamento num local que combine com seu estilo", diz o profissional.
El Grego revela que procurou juntar essas duas tendências no Rio de Janeiro, fazendo fotos tanto na praia (sem a necessidade de entrar no mar) quanto em locais alternativos, como embaixo do túnel ou na favela. O fotógrafo conta que até já acompanhou os noivos na lua-de-mel: "Eles queriam registrar os momentos logo após o casamento e nossa equipe acompanhou a viagem durante três dias".
O resultado final do "Trash the Dress" e do "The Day After" costuma ser apresentado num álbum de fotos separado, complementar ao álbum de casamento, em formato de fotolivro. Quem já casou mas ainda guarda o vestido de noiva também pode aderir à ideia.

Dicas de noivas
Maria Carolina Torres Bodewig, que mora nos Estados Unidos mas realizou a cerimônia de casamento no Brasil, diz que o mais importante no "Trash the Dress" é se divertir: "É uma experiência única, você é o centro das atenções e nem percebe. Passa muito rápido porque a gente simplesmente se diverte".
Jared Windmüller Maria Carolina e o marido, Tysen, rolaram na areia com as roupas do casamento na Bahia
Ela se casou em 1º de novembro deste ano em Salvador (BA) e fez o "Trash the Dress" no outro dia, com o fotógrafo Jared Windmüller. "Como ele veio de Santa Catarina para fotografar a cerimônia, fizemos o ensaio logo no dia seguinte no pelourinho e depois na praia", conta a baiana moradora de Las Vegas.
E como será que ficou o vestido depois de subir a ladeira, rolar na areia e mergulhar no mar? "Perfeito. Não tive dó em momento algum, mesmo sendo um vestido único, pintado a mão. Mandei para a lavanderia e ficou novo", conta Maria Carolina.
Essa, aliás, também é a dica de Karina Castilho, que fez o ensaio numa cachoeira próxima a São José do Rio Preto (SP) com o fotógrafo Evandro Rocha. "Não tenha pena do vestido", diz a noiva. O espírito aventureiro é outro quesito que contribui com o resultado: "Estava frio, o lugar não tinha estrututura, banheiro, me troquei no meio do canavial, fiquei andando com o vestido pelo matagal até chegar à cachoeira, mas valeu muito a pena".

Bjos e espero que tenham gostado !
Ale


site:http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/11/23/conheca-o-trash-the-dress-nova-tendencia-em-fotos-de-casamento.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário